Páginas

quarta-feira, 10 de julho de 2013


SEQUÊNCIA DIDÁTICA


CONTEÚDOS:    * ALFABETIZAÇÃO:  poema, rima, verso, letras, fonemas
                  * MATEMÁTICA: noções de tempo, quantidade.
         * CIÊNCIAS: dinossauros, animais extintos e hipóteses da criação do mundo.


ANO ESCOLAR: 1º ANO "B"


 TEMPO ESTIMADO:  1 MÊS

MATERIAL NECESSÁRIO: Livros de poema, informativo e didático.
Papel craft, argila, caderno, fita adesiva, canetão, lápis de cores, cola.

DESENVOLVIMENTO (DIFERENTES ETAPAS DESENVOLVIDAS, ASSIM COMO O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES).


Iniciamos com o livro didático “APIS- ALFABETIZAÇÃO”, desenvolvendo a atividade do jogo dos sete erros, onde aparece uma paisagem com dinossauro, explorada anteriormente ao jogo.
Começamos então a comentar sobre os “dinossauros”, lendo e observando o texto informativo na página seguinte. No outro dia apresentei um poema “O Dinossauro Pós-Moderno” de Rosangela Borges. Um poema divertido com rimas e versos. Li para os alunos e após fizemos uma leitura coletiva, acompanhado com o dedinho em baixo das palavras(cada um no seu jeito). Construímos uma reescrita do poema, usando rimas, tendo noções de verso e estrofes.
Após, separei umas palavras do poema e montei um grande caça-palavra no cartaz com as palavras escrita em tiras (tanto na horizontal como na vertical) Para que as crianças pudessem manuseá-las e procurar sobrepondo-as no caça-palavras no modo correto.
Ao apresentar as palavras, as crianças tentavam ler o que estavam escrito e também adivinhar pelo inicio e o fim das palavras. Exploramos as palavras, sílabas e quantidades de letras em cada palavra. Observavam o jeito que as palavras estavam escrita (direção).
Distribui as palavras aleatoriamente entre os alunos e depois disso, com o cartaz do caça-palavras fixado em mesas, comecei a pedir quem tinha uma palavra que começava com a letra “I” e terminava com a letra “A”, por exemplo... Eles ficavam empolgadíssimos e quando um não conseguia identificar as letras na sua palavra os amigos logo avisavam.
Depois de toda esta etapa, que levou uma tarde inteira, no dia seguinte eu trouxe para a turma o mesmo jogo de caça-palavra e coloquei no mesmo lugar e deixei as palavras ao lado. Para os alunos manusearem livremente e propus o mesmo jogo só que na folha A4 e eles receberam muito bem, já que parecia que tinham se familiarizado com este tipo de atividade.Porém, agora eles tinham que usar o lápis para destacar as palavras encontradas e esta atividade foi feita individualmente.

Avaliação: Os alunos são avaliados durante o processo de realização das atividades através de intervenções e mediações, conforme seus erros/acertos/dificuldades/ dúvidas/hipóteses  apresentadas.
(Obs: Estas atividades fazem parte de um projeto sobre os dinossauros e alfabetização.)
PROFESSORA: LUCIANE DA SILVA DALAGNOLI
ESCOLA: EM VERADOR ARINOR VOGELSANGER
JULHO/2013






















LIVRO DO POEMA TRABALHADO


0 comentários:

Postar um comentário

Deixem aqui um gracioso comentário!!!
(Todos os cometários serão devidamente analisados.)